A histórica cidade de Samarkand, uma grande encruzilhada Silk Road e empório, que foi fundada em 7BC como Afrasiab antigo, é considerado por muitos como o "Jewel of Islam" e "Pérola do Oriente". Hoje ainda possui cúpulas espumantes turquesa e imponentes minaretes ricos com azulejos islâmica intrincada, bem como muitas madrassas bem conservados (escolas islâmicas) a partir do momento em que a Ásia Central era um centro de império e de aprendizagem.
Bons exemplos desta arquitetura podem ser encontrados em todo o Uzbequistão. A antiga cidade murada de Khiva, o remoto e mais preservada das cidades da Rota da Seda, é um ser vivo "museu da cidade", onde uma vasta coleção de arquitetura islâmica permanece congelado no tempo (embora zelosamente restaurada) dentro de suas muralhas bastioned. Aqui, os turistas e festas de casamento podem muitas vezes superam os moradores, todos atraídos pela sua configuração fotogênico.
Bukhara é provavelmente o melhor do 'três grandes'. Não foi tão rigorosamente restaurada como Khiva e as sinuosas ruas estreitas da cidade velha na cidade de Bukhara (onde não se diz ser uma mesquita para cada dia do ano) manter a abundância de romance. Os escritores de viagens e historiadores concordam que a Bukhara - o "pilar da religião" e do "Dome do Islã" - é uma das cidades mais interessantes do mundo. É um lugar de mulás e comerciantes que, felizmente, não foi como sovietised como Samarkand, e, portanto, evitar as torres cinzentas concretas e monólitos que destroem paisagem urbana de Samarkand. Enquanto os soviéticos se higienizar e secularizar Bukhara, em certa medida, drenando canais e convertendo mesquitas para escritórios, sempre conseguiu manter a sua atmosfera oriental.

Paisagem do Uzbequistão é também o lar de um dos piores desastres nunca naturais do mundo, o Mar de Aral (um lago cujo nome refere-se aos milhares de ilhas que, uma vez distribuídos por ele). Uma vez que o quarto maior lago do mundo, agora está completamente esgotado após planejadores soviéticos usaram recursos do mar para irrigar campos de algodão. Isto resultou em uma ecologia, clima e pesca indústria destruído. As tempestades de areia e poeira sal resultantes continuam a assolar a saúde de dezenas de milhares de pessoas. Apesar deste desastre, e várias outras ameaças - ou seja, um governo de linha dura, funcionários corruptos e militantes islâmicos o povo do Usbequistão permanecem realmente hospitaleira para os visitantes, em si mesma, uma atração principal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário